Notícias de saúde

Fumo Passivo Pode Diminuir Níveis de Nutrientes Importantes

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - A inalação de fumaça por fumo passivo parece reduzir os níveis de nutrientes importantes no sangue, sugerem descobertas de um estudo.

Pessoas que vivem com um fumante apresentam níveis mais baixos de alfa e betacaroteno e do antioxidante criptoxantina, comparadas a não-fumantes que não estão expostos ao fumo passivo, de acordo com estudo publicado na edição de dezembro de American Journal of Clinical Nutrition.

O alfa e o betacaroteno, encontrados em legumes com cores vivas, são convertidos em vitamina A no organismo. Eles também são os mesmos nutrientes que tendem a estar reduzidos em fumantes. Outros nutrientes como o licopeno, a luteína e o retinol não foram afetados, segundo o estudo.

"Mesmo o fumo passivo pode ser nocivo o suficiente para consumir nossas defesas antioxidantes", disse Anthony J. Alberg, principal autor do estudo, à Reuters Health.

Os antioxidantes são compostos que neutralizam os radicais livres, causadores de doenças, na fumaça de cigarros e outras substâncias químicas e poluentes. Não se sabe se os níveis reduzidos de certos nutrientes em fumantes e não-fumantes são causados pela fumaça de cigarros ou por outro fator como dieta pobre.

"Estudos que tentaram avaliar porque fumantes apresentam concentrações menores de alguns nutrientes importantes em circulação sugerem que isso se deve a uma combinação de menor consumo na alimentação e fumaça do cigarro que reduz diretamente os micronutrientes no sangue", explicou Alberg.

A descoberta de que alguns nutrientes estavam em escassez, enquanto outros não estavam, "dá suporte à idéia de que isso ocorre devido à perda dos micronutrientes pela fumaça do cigarro", afirmou Alberg, professor assistente de epidemiologia da Escola de Higiene e Saúde Pública Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue congeladas coletadas há mais de 25 anos de cerca de 1.600 pessoas que responderam a uma pesquisa sobre fumo. A maioria daquelas expostas ao fumo passivo viviam com um cônjuge que fumava.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários