Notícias de saúde

Vacinas podem estar ligadas à diminuição do risco de Alzheimer

18 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugere que algumas vacinas para adultos podem ajudar na redução do risco de Alzheimer.

A vacinação prévia com a vacina contra herpes zoster, vacina contra pneumococo ou vacina contra tétano e difteria, com ou sem adição de vacina contra coqueluche, está associada a uma redução de 25% a 30% no risco de doença de Alzheimer.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram prontuários de 1,6 milhão de pacientes que receberam ou não as vacinas de rotina recomendadas na idade adulta. Os pacientes estavam livres de demência durante um período retrospectivo de dois anos e tinham pelo menos 65 anos de idade no início do período de acompanhamento de oito anos.

As pessoas que receberam a vacina Tdap/Td para proteção contra o tétano e a difteria tiveram 30% menos probabilidade do que os seus pares não vacinados de desenvolver a doença de Alzheimer, de acordo com a investigação. Cerca de 7% dos pacientes vacinados desenvolveram Alzheimer versus 10% dos pacientes não vacinados.

A vacinação contra herpes zoster foi associada a uma redução de 25% no risco de desenvolver a doença de Alzheimer (8% dos pacientes vacinados versus 11% dos pacientes não vacinados). A vacina pneumocócica foi associada a um risco 27% menor de desenvolver a doença (8% dos pacientes vacinados versus 11% dos pacientes não vacinados). Em comparação, três novos anticorpos anti-amiloides usados para tratar a progressão lenta da doença de Alzheimer em 25%, 27% e 35%.

Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que uma combinação de mecanismos pode ligar a vacinação à redução do risco de Alzheimer, incluindo a forma como o sistema imune responde ao acúmulo de proteínas tóxicas que contribuem para o desenvolvimento do Alzheimer, por exemplo, aumentando a eficiência das células imunitárias na eliminação das proteínas tóxicas ou 'aperfeiçoando' a resposta imunitária a estas proteínas para que o ‘dano colateral’ às células cerebrais saudáveis próximas é diminuído. Além disso, para os autores, a pesquisa destaca como é importante que os pacientes tenham acesso imediato às vacinações de rotina para adultos.

Fonte: Journal of Alzheimer's Disease. DOI: 10.3233/JAD-221231.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários