Notícias de saúde

Estatinas podem ser mais eficazes na redução do colesterol nos idosos

18 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo realizado na Dinamarca examinou a relação entre a idade e a eficácia das estatinas na redução do colesterol de baixa densidade (LDL-C), também conhecido popularmente como "colesterol ruim". As estatinas são os medicamentos mais prescritos para reduzir o LDL-C e prevenir doenças cardiovasculares.

O estudo de coorte, baseado em registros nacionais, incluiu 82.958 iniciantes de tratamento com estatinas, sendo que 13% tinham 75 anos de idade ou mais. Os participantes foram tratados com estatinas de baixa a moderada intensidade, como a sinvastatina e a atorvastatina, e tiveram suas respostas ao tratamento avaliadas em relação à redução percentual do LDL-C.

Os resultados revelaram que os pacientes com 75 anos ou mais tiveram uma redução média maior no LDL-C em comparação com aqueles com menos de 50 anos. Por exemplo, a redução média foi de 39,0% versus 33,8% para a sinvastatina de 20 mg e 44,2% versus 40,2% para a atorvastatina de 20 mg. A diferença de redução percentual ajustada para pacientes com 75 anos em comparação com aqueles com 50 anos foi de 2,62 pontos percentuais.

Essa associação entre idade e resposta ao tratamento com estatinas foi consistente tanto para prevenção primária quanto secundária, embora tenha sido menor para pacientes em tratamento com estatinas de alta intensidade.

É importante observar que este estudo tem algumas limitações, incluindo o uso de dados administrativos, uma análise observacional com uma proporção moderadamente alta de dados ausentes e uma população de estudo predominantemente branca, o que pode limitar sua generalização.

No entanto, os resultados sugerem que estatinas de baixa a moderada intensidade podem ser mais eficazes na redução do LDL-C em idosos, tornando-as uma opção atrativa de tratamento inicial em adultos mais velhos com maior risco de eventos adversos.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M22-2643.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários