Notícias de saúde

Uso prolongado de maconha danifica os pulmões

04 de março de 2022 (Bibliomed). Fumar maconha leva a danos nos pulmões, mas de uma maneira diferente do tabaco, descobriu uma nova pesquisa da Universidade de Otago. O uso de cannabis e tabaco foram relatados nas idades de 18, 21, 26, 32, 38 e 45 anos em um estudo de coorte de base populacional de 1.037 participantes. Embora a maconha (cannabis) seja uma das drogas mais usadas no mundo, existem poucas pesquisas sobre os seus efeitos nos pulmões. Isso ocorre porque tem sido difícil estudar uma droga que permanece ilegal na maior parte do mundo.

O coautor do estudo, professor Bob Hancox, diz que até recentemente, supunha-se que a cannabis teria efeitos semelhantes ao tabaco, mas esse não parece ser o caso. “Embora os efeitos da cannabis tenham sido prejudiciais, o padrão de alterações da função pulmonar não foi o mesmo. A pesquisa descobriu que o uso prolongado de cannabis levava a pulmões com enfisema grave e aumentava a resistência ao fluxo de ar em maior medida do que o tabaco”, disse ele.

Também foi descoberto que o uso de cannabis também pode prejudicar a capacidade dos pulmões de extrair oxigênio da respiração. Esta é uma consequência conhecida de fumar tabaco, mas não foi demonstrada com cannabis até agora.

As descobertas vêm do Estudo Multidisciplinar de Saúde e Desenvolvimento de Dunedin, que documentou o uso de cannabis e mediu a função pulmonar ao longo da vida adulta até os 45 anos em mais de 1.000 indivíduos nascidos em Dunedin em 1972/73.

O Dunedin Study pode ter os dados mais completos do mundo sobre o uso de cannabis ao longo da vida e a função pulmonar em uma grande amostra populacional. Cerca de 75% dos membros do estudo Dunedin usaram cannabis em algum momento de suas vidas.

Os pneumologistas reconhecem que alguns pacientes que fumam muita maconha têm uma forma distinta de dano pulmonar - uma forma muito grave de enfisema.

As últimas descobertas de que o uso pesado de cannabis leva a enfisema pulmonar, ao aumento da resistência das vias aéreas e à extração de oxigênio prejudicada podem refletir os primeiros sinais desta doença.

Não se sabe exatamente o porque a cannabis prejudica os pulmões de maneiras diferentes do tabaco. Dado o uso generalizado e crescente de cannabis em todo o mundo e a tendência à descriminalização, entender seus efeitos respiratórios é uma prioridade.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. DOI: 10.1164/rccm.202109-2058OC.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários