Notícias de saúde

Maioria dos Chineses não Sabe como a Aids é Transmitida

PEQUIM (Reuters) - Uma pesquisa conduzida com 3.824 pessoas em cidades e vilas em toda a China revelou que apenas 3,8 por cento dos chineses sabem como se dá a transmissão do HIV, o vírus da Aids.

O Diário de Guangming disse na quinta-feira que a pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Popular da China perguntou a pessoas de 20 a 64 anos de idade se o HIV é transmitido pelo sangue, sêmen, ar, alimentos ou o contato com a pele de uma pessoa contaminada.

Apenas 3,8 das pessoas entrevistadas identificaram corretamente o sangue e o sêmen como os únicos transmissores de HIV/Aids, disse o jornal.

A pesquisa, divulgada na véspera do Dia Mundial da Aids, revelou que 53,6 por cento dos entrevistados acham que podem contaminar-se se usarem tigelas e "hachi" (palitinhos usados para comer) utilizados anteriormente por um portador de HIV.

Outros 49,5 por cento acham que podem se contaminar pelo espirro e 29,5 por cento pensam que o aperto de mãos pode transmitir o vírus. Ainda outros 45,3 por cento pensam que o uso de camisinha não impede a contaminação.

"O fato de as pessoas desconhecerem os meios pelos quais a Aids é transmitida e terem grande medo do surgimento da doença é preocupante", comentou o professor Bo Suiming, da Universidade Popular.

Os esforços para promover a educação sexual e o uso de camisinha frequentemente chocam-se com as atitudes conservadoras dominantes na China.

A promoção ou publicidade de camisinhas é vista como algo que incentiva a promiscuidade e o primeiro comercial nacional de camisinha na China foi inicialmente censurado, no ano passado, porque a promoção de produtos sexuais entra em choque com a moral e as convenções sociais chinesas.

Os doentes de Aids e portadores de HIV frequentemente sofrem preconceito por parte de vizinhos e colegas de trabalho.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários