Notícias de saúde

Sistema Identifica Cansaço de Trabalhadores pela Voz

LONDRES (Reuters) - Um sistema de monitoramento japonês pode detectar quando uma pessoa está muito cansada para trabalhar com segurança, mesmo antes dela perceber, afirmou uma revista científica na quarta-feira.

O sistema analisa padrões de vozes para detectar sinais de cansaço e pode ser usado para identificar se pilotos de avião ou controladores de tráfego aéreo precisam descansar.

"Nosso sistema consegue detectar cansaço em pessoas entre dez a 20 minutos antes delas próprias perceberem", disse Kakuichi Shiomi, do Instituto de Pesquisa de Navegação Eletrônica (Enri), perto de Tóquio, à revista New Scientist.

O sistema de cansaço e sonolência procura e compara alterações na voz de pessoas descansadas e pessoas cansadas.

"As alterações são difíceis de identificar simplesmente observando a forma da onda da voz, por isso a equipe do Enri desenvolveu um software que converte a estrutura fractal do sinal da voz em um padrão gráfico que amplifica mudanças sutis e pequenas", de acordo com a revista semanal.

Testes preliminares têm sido promissores e os cientistas pretendem testar o sistema em pilotos e controladores de tráfego aéreo.

"O erro humano é responsável por cerca de 80 por cento de todos os acidentes aéreos em todo o mundo", afirmou a revista.

Caso os testes sejam bem-sucedidos, Shiomi acredita que o método pode ser usado em qualquer sistema de transporte em que comandos de voz podem ser monitorados.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários