Notícias de saúde

Menos refeições podem ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e a obesidade

23 de novembro de 2023 (Bibliomed). O diabetes tipo 2 (DM2) é uma condição crônica que ocorre em pessoas resistentes à insulina, com absorção reduzida de glicose. É agravado por uma dieta pobre que resulta em acúmulo de tecido adiposo, alto nível de açúcar na corrente sanguínea e outros problemas metabólicos.

Como os humanos sofreram escassez de alimentos ao longo da história, nossa espécie adaptou um genótipo de reserva de gordura. Essa adaptação não é mais benéfica, pois comer com uma frequência maior do que a de nossos ancestrais teve um efeito significativo no desenvolvimento do DM2. Comer em maior frequência interrompe o relógio circadiano, o ritmo circadiano e a composição do microbioma intestinal, bem como a secreção e sensibilidade hormonal.

A literatura atual sugere que uma dieta melhorada requer consistência das refeições, evitando comer tarde da noite, diminuir a frequência de refeições, e jejum para aumentar a saúde metabólica. Além disso, o jejum como tratamento para DM2 deve ser usado corretamente para resultados benéficos.

A alimentação com restrição de tempo precoce (RTP) oferece muitos benefícios, como melhora da resistência à insulina, função cognitiva e controle glicêmico. Jejum em dias alternados (ADF), jejum 5:2 e jejum prolongado têm benefícios; no entanto, eles podem ser menos vantajosos do que o RTP inicial. Portanto, os ajustes do padrão alimentar podem ser usados para reduzir o DM2, se usados corretamente.

Um novo estudo de revisão abordando o tema acaba de ser publicado na revista Nutrients, e concluiu que os dados coletivos disponíveis indicam que alguns padrões alimentares podem ser usados para reduzir a prevalência de DM2 na população humana.

Fonte: Nutrients. DOI: 10.3390/nu15071762.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários