Notícias de saúde

Examinando a saúde mental, educação, emprego e dor na doença falciforme

14 de novembro de 2023 (Bibliomed). Qual é a associação entre escolaridade, situação profissional e saúde mental com a frequência e gravidade dos episódios de dor entre indivíduos com doença falciforme (DF)? A dor relacionada à doença falciforme (DF) é complexa e está associada aos determinantes sociais da saúde. Os efeitos emocionais e relacionados ao estresse da MSC afetam a qualidade de vida diária e a frequência e gravidade da dor.

Estudo recente objetivou explorar a associação de escolaridade, situação profissional e saúde mental com a frequência e gravidade dos episódios de dor entre indivíduos com anemia falciforme.

Na pesquisa, foi realizada uma análise transversal de 2.264 indivíduos com DF, 47,8% relataram dor frequente (ou seja, 4 ou mais crises de dor em 12 meses). Embora a escolaridade e a renda não tenham sido significativamente associadas ao aumento da frequência ou gravidade dos episódios de dor, a idade, o sexo e a depressão foram associados à dor relacionada à DF.

Assim, a pesquisa concluiu que a dor é complexa e esses achados sugerem que a triagem de pacientes com DF para depressão e outros problemas de saúde mental é justificada, especialmente entre aqueles que apresentam maior frequência e gravidade de episódios de dor.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.14070.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários