Notícias de saúde

Gripe aumenta risco de ataque cardíaco

06 de novembro de 2023 (Bibliomed). Um ataque cardíaco é seis vezes mais provável na semana após uma pessoa ser diagnosticada com gripe do que no ano anterior ou posterior, indica estudo do University Medical Center Utrecht, na Holanda, e apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.

Os pesquisadores contaram com resultados de testes de 16 laboratórios, cobrindo cerca de 40% da população holandesa, juntamente com registros de óbitos e hospitais. Mais de 26.000 casos de influenza foram confirmados pelos laboratórios entre 2008 e 2019.

Os autores descobriram que 01 indivíduos tiveram pelo menos um ataque cardíaco dentro de um ano após o diagnóstico de gripe, com um total de 419 ataques cardíacos.

Dos 419 infartos, 25 ocorreram nos primeiros sete dias após o diagnóstico da gripe; 217 no ano anterior ao diagnóstico; e 177 no ano após o diagnóstico da gripe, mas não incluindo os primeiros sete dias. Cerca de um terço dos 401 pacientes morreram de qualquer causa dentro de um ano após o diagnóstico de gripe.

Os pesquisadores calcularam que os indivíduos estudados tinham 6,16 vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco na semana seguinte ao diagnóstico de gripe do que no ano anterior ou posterior.

Os autores explicam que o vírus influenza é conhecido por aumentar a coagulação do sangue. Isso, junto com a inflamação que faz parte da resposta imune do corpo contra o vírus, pode enfraquecer as placas de gordura que se acumularam nas artérias, disseram os autores. Se uma placa se romper, um coágulo sanguíneo pode se formar, bloqueando o suprimento de sangue para o coração e causando um ataque cardíaco.

Fonte:  European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários