Notícias de saúde

Perder peso diminui o risco de câncer colorretal?

06 de outubro de 2023 (Bibliomed). O sobrepeso e a obesidade, condições com prevalência crescente em muitos países, estão associados ao aumento do risco de câncer colorretal (CCR). No entanto, muitos pacientes com CCR perdem peso antes do diagnóstico, o que pode levar a uma subestimação da associação. Até que ponto a perda de peso antes do diagnóstico afeta a associação de sobrepeso e obesidade entre os pacientes com o risco para este tipo de câncer?

Um novo estudo de caso-controle de base populacional foi realizado no sudoeste da Alemanha entre 2003 e 2021. Casos com um primeiro diagnóstico de CCR e controles (frequência correspondente por idade, sexo e município), com informações abrangentes sobre fatores de risco e peso autorreferido em diferentes momentos, foram incluídos. Um total de 11.887 participantes (6.434 casos de CCR, 5.453 controles; idade mediana [69 anos; 7.173 homens [60,3%]) foram incluídos. Os dados foram analisados entre outubro de 2022 e março de 2023.

O objetivo do estudo foi o de avaliar a associação do índice de massa corporal (IMC) e alteração de peso com o risco de CCR ao considerar o IMC em diferentes intervalos de tempo, com a intenção de contabilizar a perda de peso pré-diagnóstica.

Neste estudo de caso-controle, uma associação inversa foi observada entre excesso de peso e risco de CCR quando o índice de massa corporal (IMC) no momento do recrutamento foi considerado. No entanto, a perda de peso recente foi associada a um risco fortemente aumentado de CCR, e uma clara associação positiva entre o IMC e o risco de CCR surgiu ao observar o IMC em momentos anteriores, o que foi particularmente pronunciado para o IMC de 8 ou mais anos atrás.

Esses achados sugerem que o viés de perda de peso pré-diagnóstico pode levar a uma subestimação considerável da associação do IMC com o CCR.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.9556.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários