Notícias de saúde

Estudo Prova Eficácia de Tornozeleira para Evitar Torção

NOVA YORK (Reuters Health) - Muitos atletas enfaixam os tornozelos ou usam tornozeleiras na esperança de prevenir uma torção, uma das contusões mais comuns no esporte. Agora, pesquisadores estão demonstrando que alguma coisa pode ser feita contra o problema.

Existem poucos estudos sobre a eficácia das ataduras de tornozelos na prevenção de torções, mas as evidências reveladas agora sugerem que tanto faixas como tornozeleiras podem proteger a articulação.

As tornozeleiras que proporcionam apoio mais constante podem ser a melhor opção, segundo a equipe de Evert A. L. Verhagen, da Universidade Vrije, em Amsterdã (Holanda). O trabalho foi publicado no Clinical Journal of Sports Medicine.

Analisando oito estudos sobre prevenção do problema, os pesquisadores verificaram que as ataduras ou tornozeleiras colocadas eliminaram o risco de torção e também levaram a lesões menos graves.

Por exemplo, um estudo com cerca de 2.500 jogadores universitários de basquete mostrou que os atletas que enfaixavam os tornozelos tinham menos da metade da taxa de torção do que os que não adotavam esse recurso.

Um estudo realizado durante seis anos com cerca de 300 jogadores de futebol americano revelou que as tornozeleiras foram duas vezes mais efetivas do que as ataduras na proteção contra torções. Os autores desse trabalho sugeriram que, como as ataduras são perdidas durante a atividade, as tornozeleiras podem oferecer um suporte mais seguro.

De acordo com a equipe de Verhagen, outra medida popular para prevenir torções de tornozelo -- usar calçados com cano alto ou treinamento equilibrado -- se mostrou menos eficaz na redução da torção.

No caso dos calçados, pode ser que o fato de serem novos -- não sua altura -- leve ao menor risco de contusões. Calçados novos poderiam dar mais estabilidade.

Também não está claro se jogadores que já tinham lesão anteriormente e jogadores saudáveis se beneficiam das tornozeleiras da mesma forma. Por enquanto, elas parecem oferecer a proteção mais barata, mais simples e mais efetiva, informaram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários