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20 de setembro de 2023 (Bibliomed). A ansiedade e a depressão entre crianças e adolescentes em idade escolar nos Estados Unidos estão em alta. Infelizmente, em 2021, a saúde mental de crianças e adolescentes foi declarada como sendo uma emergência nacional nos Estados Unidos. Embora se pense que várias causas contribuem para esse declínio na saúde mental, um novo estudo realizado por três pesquisadores especializados em desenvolvimento infantil aponta para uma "brincadeira infantil" independente.
Os resultados, publicados no Journal of Pediatrics, sugerem que o aumento dos transtornos de saúde mental é atribuído a um declínio ao longo de décadas nas oportunidades para crianças e adolescentes brincarem, perambularem e se envolverem em atividades independentes da supervisão direta e do controle dos adultos. Embora bem intencionado, o desejo dos adultos de orientar e proteger crianças e adolescentes os privou da independência necessária para a saúde mental, contribuindo para níveis recordes de ansiedade, depressão e suicídio entre os jovens.
Os pais de hoje estão regularmente sujeitos a mensagens sobre os perigos que podem recair sobre crianças não supervisionadas e o valor de um bom desempenho na escola. para atividades independentes, incluindo brincadeiras autodirigidas e contribuições significativas para a vida familiar e comunitária, que são sinais de que são confiáveis, responsáveis e capazes.
O estudo também mostrou que a liberdade das crianças para se envolver em atividades que envolvem algum grau de risco e responsabilidade pessoal longe dos adultos também diminuiu ao longo das décadas. Brincadeiras arriscadas, como subir em uma árvore, ajudam a proteger as crianças do desenvolvimento de fobias e reduzem a ansiedade futura, aumentando a autoconfiança para lidar com emergências.
Entre as muitas restrições que afetam a atividade independente em crianças hoje identificadas no estudo, está o aumento do tempo que elas passam na escola e nas tarefas escolares em casa. Entre 1950 e 2010, a duração média do ano letivo nos EUA aumentou cinco semanas. A lição de casa, que antes era rara ou inexistente na escola primária, agora é comum até no jardim de infância.
Além disso, em 2014, o tempo médio gasto no recreio (incluindo qualquer recreio associado ao período de almoço) para escolas de ensino fundamental era de apenas 26,9 minutos por dia, e algumas escolas não tinham nenhum recreio.
Segundo os autores, uma categoria importante de atividade independente, especialmente para crianças pequenas, é a brincadeira. Pesquisas, assim como observações cotidianas, indicam que brincar é uma fonte direta de felicidade infantil.
Os pesquisadores sugerem que o aumento do tempo escolar e a pressão para alcançar o sucesso ao longo de décadas podem ter impactado a saúde mental não apenas diminuindo o tempo e a oportunidade de atividades independentes, mas também porque o medo do fracasso acadêmico ou do desempenho insuficiente é uma fonte direta de sofrimento.
Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2023.02.004.
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