Notícias de saúde

Forma de parto não interfere na transferência de microbiotas da mãe para o filho

19 de setembro de 2023 (Bibliomed). A transferência de micróbios das mães para os seus bebês ocorre em vários locais do corpo. A semeadura da microbiota no início da vida e o desenvolvimento subsequente são cruciais para a saúde futura. O parto por cesariana (PC), em oposição ao parto vaginal, afeta a transmissão precoce de micróbios de mãe para filho.

Em um novo estudo, avaliou-se a semeadura da microbiota de mãe para bebê e o desenvolvimento da microbiota no início da vida em seis nichos maternos e quatro infantis, durante os primeiros 30 dias de vida em 120 pares mãe-bebê.

Dos bebês, os pesquisadores coletaram amostras de pele, nariz, saliva e microbioma intestinal duas horas depois de nascerem e quando tinham um dia, uma semana, duas semanas e um mês de idade.

A equipe também coletou seis tipos diferentes de amostras de microbioma das mães – pele, leite materno, nariz, garganta, fecal e vaginal – para determinar quais dessas fontes estavam “semeando” os vários microbiomas dos bebês. Em seguida, eles analisaram esses resultados no contexto de vários fatores que afetam a transferência do microbioma, incluindo tipo de parto, uso de antibióticos e amamentação.

Independentemente da via de nascimento (parto normal ou cesariana), os pesquisadores descobriram que aproximadamente 58,5% do microbioma de um bebê é derivado de sua mãe. No entanto, diferentes comunidades microbianas maternas contribuíram para diferentes microbiomas infantis. Bebês nascidos de cesariana receberam menos micróbios dos microbiomas vaginais e fecais de suas mães, mas – aparentemente em compensação – adquiriram mais micróbios do leite materno.

Seguindo os pesquisadores, a transferência e o desenvolvimento do microbioma são tão importantes que a evolução garantiu que esses micróbios fossem transferidos de uma forma ou de outra de mãe para filho. A amamentação se torna ainda mais importante para crianças nascidas por cesariana, as quais não recebem micróbios intestinais e vaginais de suas mães.

Fonte: Cell Host & Microbe. DOI: 10.1016/j.chom.2023.01.018.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários