Notícias de saúde

Mulheres têm maior tendência a não aceitar a recomendação de terapia com estatinas

15 de setembro de 2023 (Bibliomed). Muitos pacientes com alto risco cardiovascular não estão fazendo o uso de estatinas, especialmente as mulheres. Curiosamente, é comum que os pacientes não aceitem as recomendações de terapia com estatinas por seus médicos. No entanto, faltam dados populacionais sobre a não aceitação da terapia com estatinas pelos pacientes.

Estudo recente teve como objetivo avaliar as disparidades entre os sexos na não aceitação da terapia com estatinas, e avaliar sua associação com o controle do colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Neste estudo de coorte de 24.212 adultos com alto risco cardiovascular, os pacientes que aceitaram a recomendação de terapia com estatina por seus médicos atingiram um nível de colesterol LDL inferior a 100mg/dL em um tempo médio de 1,5 anos versus 4,4 anos para pacientes que não aceitaram a terapia com estatina. As mulheres eram significativamente menos propensas do que os homens a aceitar as recomendações de terapia com estatina e atingir um nível de colesterol LDL inferior a 100mg/dL.

Este estudo sugere que os pacientes que não aceitam a terapia com estatina têm níveis de colesterol LDL significativamente mais altos; as disparidades sexuais na aceitação das estatinas podem estar associadas ao risco cardiovascular para as mulheres.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.1047.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários