Notícias de saúde

Duração do sono pode ter relação com doenças

14 de setembro de 2023 (Bibliomed). Existem evidências recentes de que problemas de sono e curta duração do sono aumentam o risco de infecção. Uma nova pesquisa teve como objetivo avaliar se o distúrbio crônico da insônia, os problemas crônicos do sono, a duração do sono e a preferência circadiana com base no autorrelato estariam associados ao risco de infecções e ao uso de antibióticos, entre pacientes que consultam um clínico geral.

Os pesquisadores entregaram um questionário aos pacientes nas salas de espera dos consultórios de clínica geral. 1.848 pesquisas foram coletadas em toda a Noruega. As pesquisas pediram às pessoas que descrevessem a qualidade do sono – quanto tempo normalmente dormem, como se sentem dormindo e quando preferem dormir –, bem como se tiveram alguma infecção ou usaram antibióticos nos últimos três meses. A pesquisa também continha uma escala que identifica casos de transtorno de insônia crônica.

Os cientistas descobriram que os pacientes que relataram dormir menos de seis horas por noite tinham 27% mais chances de relatar uma infecção, enquanto os pacientes que dormiam mais de nove horas tinham 44% mais chances de relatar uma. Menos de seis horas de sono, ou insônia crônica, também aumentam o risco de o paciente precisar de um antibiótico para superar uma infecção.

O maior risco de infecção entre aqueles pacientes com um distúrbio crônico de insônia indica que o sono ruim pode torná-lo mais suscetível a uma infecção, disseram os autores.

O estudo concluiu que entre os pacientes que visitam seu médico de família, a curta duração do sono, a insônia crônica e o problema crônico do sono foram associados a uma maior prevalência de infecção e uso de antibióticos. Esses achados suportam a noção de uma forte associação entre sono e infecção.

Fonte: Frontiers in Psychiatry. DOI: 10.3389/fpsyt.2023.1033034.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários