Notícias de saúde

Infecções repetidas por Covid-19 aumentam riscos para a saúde

13 de setembro de 2023 (Bibliomed). Cada vez que uma pessoa é infectada com o Covid-19, o risco de morrer ou sofrer sérios problemas de saúde a longo prazo aumenta drasticamente, descobriu um novo estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Segundo os resultados, pessoas com infecções repetidas por Covid-19 têm duas vezes mais chances de morrer e três vezes mais chances de serem hospitalizadas em comparação com aquelas infectadas apenas uma vez.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros médicos de cerca de 5,8 milhões de pacientes tratados pelo U.S. Department of Veterans Affairs, the nation's largest integrated healthcare system.  Eles compararam quase 41.000 pessoas que tiveram duas ou mais infecções documentadas por Covid-19 com mais de 443.000 pessoas que foram infectadas uma vez e 5,3 milhões de outras que estavam livres de Covid entre março de 2020 e abril de 2022.

A maioria das pessoas que foram reinfectadas passou por dois ou três surtos de Covid-19. Um pequeno número teve quatro infecções e ninguém teve cinco ou mais. A modelagem estatística avaliou os riscos à saúde de infecções repetidas por Covid-19 no primeiro mês após a contração do vírus e até seis meses depois.

Segundo os autores, esses resultados ressaltam a importância de todas as precauções possíveis para proteger sua saúde e prevenir a reinfecção, incluindo as medidas de segurança e higiene e a vacinação.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-022-02051-3.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários