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Mães com depressão demoram mais para responder aos seus filhos

11 de setembro de 2023 (Bibliomed). Um estudo recente da Universidade de Missouri nos Estados Unidos verificou que mães que com quadros de depressão tendem a demorar mais para responder aos filhos durante o diálogo. As descobertas fornecem a base para pesquisas adicionais para determinar se o tempo de resposta mais lento tem algum impacto de longo prazo no desenvolvimento da linguagem, vocabulário ou resultados acadêmicos das crianças.

Os pesquisadores ouviram gravações de áudio de mais de 100 famílias envolvidas no programa Early Head Start, um programa federal de desenvolvimento infantil para crianças cuja renda familiar é igual ou inferior a a linha de pobreza federal. Algumas das mães envolvidas estavam lutando contra a depressão, e a equipe de pesquisa documentou quanto tempo se passou entre as respostas de uma mãe e seu filho durante o diálogo.

Os investigadores verificaram que o intervalo de tempo entre as respostas, em geral, diminui entre mãe e filho à medida que a criança cresce, e também descobrimos que o tempo da mãe tende a prever o tempo da criança e vice-versa. No estudo longitudinal, usando gravações de áudio, eles compararam o tempo de resposta do diálogo entre mães e filhos quando as crianças tinham 14 meses e 36 meses de idade.

Mães e filhos estão em sincronia. Crianças que eram mais lentas para responder à mãe geralmente tinham mães que eram mais lentas para responder à criança, e crianças que eram mais rápidas para responder à mãe tinham mães que eram mais rápidas para responder à criança. A nova descoberta significativa foi que as mães que estavam mais deprimidas levaram mais tempo para responder a seus filhos em comparação com as mães que estavam menos deprimidas.

Segundo os autores, o objetivo geral que se espera de alcançar é entender melhor como funciona a interação mãe-filho, bem como os mecanismos subjacentes e os fatores potenciais em jogo. Uma vez que sejam identificados quais fatores impulsionam resultados de desenvolvimento bem-sucedidos, e quais fatores potencialmente prejudicam o desenvolvimento, pode-se identificar melhor as crianças em risco e, em seguida, adaptar as intervenções potenciais para aquelas que podem se beneficiar mais delas.

Fonte: Infant and Child Development (2022). DOI: 10.1002/icd.2389.

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