Notícias de saúde

Brasil: Organização não Governamental Irá Inaugurar Laboratório para Pesquisa do Câncer Infantil

São Paulo, 28 de Novembro de 2000(eHLA). A organização não governamental Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), do Instituto de Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (IOP-Unifesp) irá inaugurar um laboratório que será referência nos estudos genéticos de diversos tipos de tumores infantis e juvenis. O laboratório deve começar a funcionar no início do ano que vem. O GRAACC desenvolve vários anos um projeto para levantar recursos a fim de ajudar crianças com câncer. Os recursos, obtidos por meio de doações, vêm em grande parte da campanha do McDia Feliz. Uma vez por ano, toda a renda do Big Mac vendido em um dia é revertida para instituições que tratam do câncer infantil.

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que 200 mil novos casos da doença são diagnosticados a cada ano no Brasil, sendo 11 mil entre jovens de 1 a 14 anos. O câncer é a terceira causa de mortalidade infantil no País. Segundo Antônio Sérgio Petrilli, diretor geral do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), apesar da doença ser rara em crianças, depois de acidentes e de doenças infecciosas, o câncer é a causa de morte mais freqüente. “A demora no diagnóstico torna o tratamento mais complicado. Os sintomas do câncer podem ser facilmente confundidos com enfermidades próprias da infância, como a caxumba. Dessa forma, a melhor maneira de prevenção é estar atento ao desenvolvimento dessas doenças nas crianças. Outro problema é a falta de informação dos pais, além de dificuldades que os pacientes têm de acessar modernas técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer”, explica.

Centros semelhantes ao do Graacc, que irão atuar em áreas diferentes dentro da oncologia, serão criados em outros Estados. O projeto foi financiado pela Fundação Banco do Brasil.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários