Notícias de saúde

Mutações no DNA podem prever resultados de câncer renal

17 de agosto de 2023 (Bibliomed). Os médicos podem prever as perspectivas para pacientes que sofrem de certas formas de câncer renal com base em mutações de DNA, indica pesquisa realizada em conjunto por 23 instituições nos Estados Unidos e Canadá.

Tradicionalmente, os médicos avaliam a probabilidade de retorno do câncer renal observando o tamanho e a agressividade dos tumores. A pesquisa de quinta-feira pode mudar essa abordagem ao diagnóstico.

Os pesquisadores descobriram que mais de 90% dos pacientes em um grupo com uma mutação específica estavam livres do câncer cinco anos após a cirurgia. Essa porcentagem cai drasticamente com diferentes mutações, embora as pessoas de ambos os grupos possam receber erroneamente o mesmo tratamento de acordo com as diretrizes atuais.

A esperança dos pesquisadores é que essa pesquisa, que faz parte de um estudo maior de genômica envolvendo seis países da União Europeia e a Rússia, possa levar ao desenvolvimento de tratamentos personalizados para pacientes com cânceres.

Fonte: Clinical Cancer Research. DOI: 10.1158/2159-8290.CD-NB2023-0014.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários