Notícias de saúde

20 minutos de exercício por dia podem evitar hospitalizações na meia-idade

16 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pessoas com mais de 40 anos podem se beneficiar da prática regular de atividades físicas. Segundo um estudo da Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que entre quase 82.000 adultos britânicos, aqueles que se exercitavam regularmente eram menos propensos a serem hospitalizados por várias condições de saúde nos próximos anos. A lista incluía doenças comuns como pneumonia, derrame, complicações do diabetes e infecções graves do trato urinário.

Os participantes passaram uma semana usando monitores de pulso que registravam sua atividade física. Os autores, então, analisaram a relação entre esses níveis de atividade e as chances dos participantes de serem hospitalizados nos próximos anos.

Depois de aproximadamente sete anos, mais de 48.000 participantes do estudo acabaram no hospital, por uma série de razões. No entanto, quando se tratava de nove desses problemas de saúde, as pessoas que eram mais ativas fisicamente apresentavam riscos menores.

Os nove grandes foram doenças da vesícula biliar, infecções no trato urinário, coágulos sanguíneos, derrame, complicações do diabetes, pneumonia, anemia por deficiência de ferro, pólipos do cólon e doença diverticular (onde pequenas "bolsas" se formam na parede do cólon).

Os pesquisadores estimam que são necessários apenas 20 minutos extras de cardio moderado a vigoroso por dia para reduzir as chances de ser hospitalizado pelas nove condições identificadas pelo estudo. Isso variou de uma queda de 4% no risco de hospitalização por pólipos do cólon a uma queda de 23% nas chances de chegar ao hospital devido ao diabetes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.56186.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários