Notícias de saúde

Ingestão de açúcar livre aumenta risco de AVC

10 de agosto de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo fornece mais evidências de que dietas ricas em açúcares livres, encontrados em alimentos processados e refrigerantes, aumentam o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

O açúcar livre é encontrado em alimentos processados, açúcar de mesa, biscoitos, doces, suco de frutas e refrigerantes, em oposição a açúcares naturais encontrados em alimentos integrais, como frutas e legumes. As formas mais comuns de açúcares livres consumidos durante o estudo incluíram biscoitos, doces e scones, além de suco de frutas e bebidas açucaradas.

O estudo, realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, rastreou os hábitos alimentares por nove anos de mais de 110.000 pessoas na Grã -Bretanha. Os pesquisadores seguiram a saúde e as dietas dos participantes, entre 37 e 73 anos, usando dados do biobank do Reino Unido.

Os pesquisadores concluíram que cada aumento de 5% na ingestão livre de açúcar na dieta diária de um participante resultou em um risco 6% maior de doença cardíaca e um risco 10% maior de derrame.

Fonte: BMC Medicine. DOI: 10.1186/s12916-022-02712-7.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários