Notícias de saúde

Britânicos Temem que Regulamentação Atrase Revolução Genética

LONDRES (Reuters) - A maioria dos britânicos acredita que as regulamentações estão detendo uma revolução na genética e estão apreensivos quanto ao possível abuso de informação, de acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira.

A Comissão de Genética Humana disse que 71 por cento da população tinha pouca ou nenhuma confiança de que as regras estavam acompanhando o ritmo da evolução científica e que 70 por cento das pessoas se consideravam mal informadas sobre os controles do desenvolvimento da biologia.

Cientistas completaram em junho o esboço do sequenciamento do genoma humano, o chamado "livro da vida", oferecendo um imenso potencial para benefícios em termos de medicamentos e exames preventivos de doenças.

Mas os britânicos estão preocupados com outras aplicações da informação genética, incluindo a avaliação da saúde de pessoas por empregadores ou companhias de seguro.

"As pessoas acham que essa evolução pode levar à discriminação ou à exploração, e estão céticas quanto à capacidade de lei de acompanhar a genética humana", disse Helena Kennedy, presidente do comitê governamental.

Em uma decisão histórica, o governo britânico disse no mês passado que companhias de seguro podem usar exames genéticos para identificar o risco hereditário do mal de Huntington, abrindo as portas para a aprovação de outros testes.

A medida foi criticada por defensores da privacidade.

Mesmo que as pessoas não sejam forçadas a fazer os exames genéticos, a decisão significa que, caso façam, as seguradoras podem pedir os resultados para decidir se dão a cobertura ou se aumentam o valor cobrado pelo seguro.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários