Notícias de saúde

Canabidiol é seguro no tratamento da epilepsia focal

08 de setembro de 2022 (Bibliomed). O canabidiol mostrou eficácia em ensaios clínicos randomizados para epilepsia resistente a medicamentos em síndromes específicas que afetam predominantemente crianças. No entanto, faltam evidências de alto nível para a eficácia e segurança do canabidiol na forma mais comum de epilepsia resistente a medicamentos em adultos, epilepsia focal. Assim, falta responder à questão: qual seria a eficácia, segurança e tolerabilidade do canabidiol administrado por via transdérmica em adultos com epilepsia focal resistente a medicamentos?

Estudo objetivou investigar a eficácia, segurança e tolerabilidade do canabidiol administrado por via transdérmica em adultos com epilepsia focal resistente a drogas.

Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e multicêntrico de 188 pacientes, não foi encontrada diferença na frequência de convulsões na 12ª semana envolvendo tratamentos do período duplo-cego entre placebo, 195mg de canabidiol e 390mg de canabidiol. A extensão de rótulo aberto demonstrou a segurança, tolerabilidade e aceitabilidade a longo prazo da administração transdérmica de canabidiol, com uma redução de convulsões de pelo menos 50% em mais da metade dos pacientes no 6º mês do estudo.

Portanto, embora o canabidiol não tenha um desempenho significativamente melhor do que o placebo neste estudo, foi bem tolerado e seguro; estudos futuros para avaliar o efeito de doses mais altas podem ser justificados.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.20189.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários