Notícias de saúde

Conhecer pessoas que morreram por Covid-19 aumenta aceitação da vacina

27 de julho de 2023 (Bibliomed). As pessoas que conhecem alguém que adoeceu com o vírus ou que morreu dele tiveram duas vezes mais chances de se vacinarem, mostrou estudo da Rutgers School of Public Health, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores entrevistaram pouco mais de 1.100 pessoas elegíveis para a vacina de 7 a 12 de abril de 2021. Eles perguntaram se cada pessoa conhecia familiares ou amigos que haviam se recuperado, ainda estavam doentes ou morreram de Covid-19. Eles também perguntaram sobre a vacinação contra a Covid-19.

Certas categorias de pessoas eram mais propensas a receber uma dose inicial de vacina dentro de quatro meses após a autorização de uso de emergência para as vacinas de mRNA da Pfizer e Moderna. Estes incluíam trabalhadores essenciais, pessoas com bom ou melhor estado de saúde, idosos e aqueles com renda mais alta ou nível educacional mais alto.

As pessoas que não tinham seguro, nativos do Alasca ou índios americanos eram significativamente menos propensas a receber a vacina dentro de quatro meses após a aprovação.

De acordo com os pesquisadores, a maioria dos comportamentos de saúde, incluindo exercício, tabagismo e uso de drogas, está sujeita à influência dos colegas, portanto, não é surpreendente que a aceitação de vacinas esteja atrelada às interações sociais. Eles ressaltam que essas descobertas podem ajudar os profissionais de saúde pública a elaborar estratégias educacionais para melhorar os apelos à ação para a vacinação.

Fonte: Vaccine. DOI: 10.1016/j.vaccine.2023.01.024.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários