Notícias de saúde

Estilo de vida saudável reduz risco de complicações microvasculares em diabéticos

23 de junho de 2023 (Bibliomed). A associação entre um estilo de vida saudável em geral e o risco subsequente de complicações microvasculares entre os pacientes com diabetes ainda não está clara.

Um novo estudo teve como objetivo examinar a associação entre a adesão a um estilo de vida saudável antes e depois do diagnóstico de diabetes e o risco de complicações microvasculares subsequentes entre adultos com diabetes.

Nos achados, em 2 grandes estudos prospectivos de coorte entre 7.077 indivíduos com DM2 incidente, um estilo de vida saudável em geral, incluindo dieta de alta qualidade, não fumar, peso corporal saudável, atividade física moderada a vigorosa e consumo moderado de álcool, antes e depois do diagnóstico de diabetes, foi associado com menor risco de complicações microvasculares. Além disso, melhorias adicionais nos fatores de estilo de vida antes e depois do diagnóstico de diabetes também foram associadas a um menor risco de eventos microvasculares.

Esses achados sugerem um papel substancial da modificação do estilo de vida na prevenção de complicações microvasculares entre indivíduos com diabetes tipo 2 e fornecem suporte para as diretrizes da American Diabetes Association, que recomendam melhorias no estilo de vida para indivíduos com diabetes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.52239.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários