Notícias de saúde

Genética pode influenciar em comportamento suicida em crianças

10 de maio de 2023 (Bibliomed). As taxas de suicídio têm aumentado entre os jovens nos EUA. Embora a hereditariedade do risco de suicídio esteja bem estabelecida, há uma compreensão limitada de como o risco genético está associado a pensamentos e comportamentos suicidas em crianças pequenas.

Estudo recém publicado em JAMA Psychiatry buscou examinar se a suscetibilidade genética a tentativas de suicídio está associada a pensamentos e comportamentos suicidas em crianças. A pergunta a ser respondida foi: a suscetibilidade genética a tentativas de suicídio na idade adulta está associada a comportamentos suicidas em crianças?

Neste estudo de caso-controle de 4.344 crianças usando dados do estudo Adolescent Brain Cognitive Development (ABCD), foram encontradas associações estatisticamente significativas entre as tentativas de suicídio das crianças e seus escores de risco poligênico para essas tentativas, sendo derivado de uma associação independente em todo o estudo de genoma de 550.000 adultos. Essas associações se fortaleceram com a idade e permaneceram significativas após a contabilização de fatores de risco clínicos, familiares e sociodemográficos de suicídio.

As descobertas deste estudo indicam que pode haver fatores genéticos associados ao risco de tentativas de suicídio ao longo da vida e sugerem comportamentos e condições através dos quais o risco pode ser mediado na infância. Mais pesquisas são necessárias para examinar se a incorporação de dados genéticos pode melhorar a identificação de crianças em risco de suicídio.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2379.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários