Notícias de saúde

Estar Abaixo ou Acima do Peso Reduz Fertilidade Feminina

LONDRES (Reuters) - Mulheres que querem ficar grávidas devem cuidar do peso, porque estar magra demais ou gorda demais pode reduzir a fertilidade, disseram médicos australianos na sexta-feira.

Novas pesquisas de cientistas da Universidade de Adelaide mostram que mulheres com o peso ideal para sua altura e compleição têm melhores chances de ficar grávidas do que mulheres magras demais ou obesas.

"Estar acima ou baixo do peso tem um efeito adverso na reprodução", disseram Jim Wang e seus colegas em um estudo publicado no British Medical Journal.

Eles estudaram mais de 3.500 mulheres que se submetiam a tratamento de fertilidade na Austrália entre 1987 e 1998. Todas as mulheres foram divididas em cinco grupos -- abaixo do peso, normais, acima do peso, obesas e muito obesas.

Depois de levar em conta outros fatores que podem influenciar a fertilidade, como idade, tipo de tratamento e número de embriões implantados no útero, mulheres com peso normal foram consideradas 60 por cento mais férteis do que as muito obesas.

Os pesquisadores disseram que mulheres acima do peso ideal têm mais ciclos irregulares e problemas de ovulação. Eles suspeitam que o excesso de peso pode causar infertilidade ao prejudicar o revestimento do útero.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários