Notícias de saúde

Alguns pais mentiram sobre o status de crianças com Covid-19

14 de junho de 2023 (Bibliomed). Cerca de um quarto dos pais nos Estados unidos mentiu sobre o estado de saúde de seus filhos durante a pandemia do Covid-19, a fim de evitar restrições de saúde pública destinadas a combater o vírus, mantendo as crianças doentes longe da escola, indica novo estudo.

Intitulado "Public Health Parental Nonadherence to Health Policy Recommendations for Prevention of Covid-19 Transmission Among Children", o estudo mostrou que cerca de 25,9% dos pais que participaram do estudo relataram deturpação ou não adesão em pelo menos uma das sete categorias relacionadas à notificação da saúde de seus filhos relacionada ao Covid-19.

A pesquisa perguntou aos pais se eles já haviam se envolvido em "comportamentos de deturpação e não adesão" específicos e apresentou aos participantes respostas de múltipla escolha generalizadas para explicar os motivos de suas ações, incluindo "eu teria que faltar ao trabalho" ou " meu filho perderia a escola." A pesquisa constatou que 150 dos 580 participantes on-line admitiram que se representaram erroneamente ao não relatar sintomas ou violaram as políticas de permanência em casa enviando as crianças para a aula, mesmo que tivessem testado positivo para o vírus.

Os resultados mostraram que os motivos mais comuns foram "querer exercer a liberdade pessoal como pai", com outros motivos, incluindo querer que a "vida de seus filhos pareça normal" e não pode faltar ao trabalho ou outras responsabilidades para ficar em casa.

O estudo, realizado entre 8 e 23 de dezembro de 2021, também revelou que os pais experimentaram maiores instâncias de estresse familiar e financeiro devido ao fechamento de escolas e outras restrições semelhantes, mais do que aqueles que não tiveram filhos - levando a episódios crescentes de engano.

Segundo os pesquisadores, esses resultados sugerem que algumas medidas de saúde pública implementadas para limitar a disseminação do Covid-19 podem ter sido comprometidas devido a declarações falsas e não adesão dos pais em nome de seus filhos, contribuindo para a morbidade e mortalidade relacionadas ao Covid-19.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.1587.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários