Notícias de saúde

Pais estão perdendo o controle sobre caderneta de vacinação dos filhos

12 de abril de 2022 (Bibliomed). Um estudo apresentado no 12th World Congress of the virtual World Society for Pediatric Infectious Diseases (WSPID), que ocorreu entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2022, mostrou que muitos pais podem superestimar quantas vacinas seus filhos receberam, resultando em vacinas perdidas.

O estudo buscou analisar a precisão da recordação dos pais e cuidadores, comparando-a com os dados do prontuário médico. Os pesquisadores usaram a vacinação MMR apropriada para a idade e a vacinação contra o tétano combinadas como proxy para o status geral de vacinação e descobriram que os pais e outros cuidadores de crianças muitas vezes superestimavam a vacinação. Os dados foram coletados entre 31 de janeiro e 30 de setembro de 2021 e envolveu crianças e adolescentes com menos de 16 anos.

Os autores observaram 137 casos em que pais e cuidadores relataram que crianças e adolescentes estavam com suas vacinas em dia, e descobriram que isso não era verdade em 21 casos. Segundo os pesquisadores, as razões pelas quais os pais e cuidadores relatam o status de vacinação incorretamente durante as visitas ao departamento de emergência são complicadas e variadas. Eles acreditam que, na maioria dos casos, os pais e cuidadores simplesmente perderam o controle da agenda de vacinação. Os autores ressaltam que acreditam que apenas uma pequena parte dos pais mentiram para esconder a relutância em vacinarem seus filhos.

Fonte: 12th World Congress of the virtual World Society for Pediatric Infectious Diseases (WSPID). 22 e 24 de fevereiro de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários