Notícias de saúde

Maioria dos pacientes cardíacos consome muito sal

24 de julho de 2024 (Bibliomed). Reduzir o consumo de sódio é crucial para o tratamento de doenças cardíacas, mas a maioria dos pacientes cardíacos não consegue limitar a ingestão de sal, mostra estudo realizado no Hospital Regional Piedmont Athens, nos Estados Unidos.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados dietéticos de pessoas diagnosticadas com problemas cardíacos que participaram no Inquérito Nacional de Exame de Saúde e Nutrição entre 2009 e 2018.

As Diretrizes Dietéticas dos EUA recomendam que pacientes com doenças cardíacas limitem o sódio a 1.500 miligramas (mg) por dia e que mesmo pessoas saudáveis mantenham a ingestão de sal em menos de 2.300mg/dia.

Mas entre uma amostra de mais de 3.100 pacientes cardíacos, nove em cada 10 (89%) relataram consumir mais do que o máximo diário recomendado de 1.500mg/dia.

Os pacientes cardíacos consumiram uma média de 3.096mg/dia de sal, apenas ligeiramente inferior à média nacional de 3.400mg/dia anteriormente relatada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Os pesquisadores observaram que não parece haver diferenças significativas na ingestão de sal com base na renda, sexo, raça ou educação das pessoas. Eles ressaltam a importância de preparar refeições em casa, atentando sempre aos níveis de sal e de ler com atenção os rótulos de alimentos, limitando a ingestão de alimentos com níveis de sódio superiores a 140 miligramas.

Fonte: American College of Cardiology Annual Meeting 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários