Notícias de saúde

Gestantes com histórico familiar de doenças mentais têm mais chances de depressão

07 de outubro de 2022 (Bibliomed). O risco de desenvolver depressão pós-parto pode ser quase duas vezes maior em mães com histórico familiar de algum transtorno psiquiátrico, em comparação com mães sem esse histórico. É o que mostra estudo realizado na Dinamarca.

Para o estudo, os pesquisadores definiram amplamente a história familiar de transtornos psiquiátricos como "qualquer transtorno psiquiátrico entre familiares próximos e estendidos". Eles revisaram estudos representando Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. A história familiar de transtornos psiquiátricos foi avaliada principalmente por meio de questionários autorrelatados, mas também por entrevistas clínicas. A condição foi avaliada de uma a 52 semanas após o parto, em média 10 semanas pós-parto.

Foram selecionados 26 estudos, que juntos englobavam amis de 100.000 mulheres. Os pesquisadores estimaram que 10% a 15% das novas mães experimentam a condição, uma complicação comum do parto. Para os autores, esses resultados mostram a importância de intervenções preventivas "oportunas e direcionadas".

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2400.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários