Notícias de saúde

Epidemia de doença do vírus ebola é declarada Emergência de Saúde Pública Internacional

12 de agosto de 2019 (Bibliomed). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom-Ghebreyesus, declarou o surto de doença do vírus Ebola (EVD) na República Democrática do Congo (RDC) como sendo uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Dr. Tedros disse que é hora de o mundo perceber e redobrar os esforços e trabalhar juntos em solidariedade com a República Democrática do Congo para acabar com este surto e construir um sistema de saúde melhor. 

A declaração seguiu-se a uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional para a doença do vírus Ebola na RDC. O Comitê citou os recentes desenvolvimentos no surto ao fazer a sua recomendação, incluindo o primeiro caso confirmado em Goma, uma cidade de quase dois milhões de pessoas na fronteira com o Ruanda, sendo esta cidade uma porta de entrada para o resto da RDC e do mundo. Esta foi a quarta reunião do Comitê de Emergência desde que o surto foi declarado em 1 de agosto de 2018. 

O Comitê manifestou-se desapontado com os atrasos no financiamento, que limitaram a resposta. Eles também reforçaram a necessidade de proteger os meios de subsistência das pessoas mais afetadas pelo surto, mantendo abertas as rotas de transporte e as fronteiras. É essencial evitar as consequências econômicas punitivas das restrições de viagens e comércio às comunidades afetadas. 

O presidente do Comitê de Emergência, professor Robert Steffen, diz que é importante que o mundo siga as recomendações, e também é crucial que os estados não usem o surto como uma desculpa para impor restrições comerciais ou de viagens, o que teria um impacto negativo na resposta e nas vidas e meios de subsistência das pessoas na região. 

Desde que foi declarado há quase um ano, o surto foi classificado como uma emergência de nível 3 (a mais grave) pela OMS, provocando o mais alto nível de mobilização da organização. A ONU também reconheceu a gravidade da emergência, ativando o Escala-Up do Sistema Humanitário para apoiar a resposta ao Ebola. 

Fonte: Organização Mundial de Saúde, news release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários