Notícias de saúde

Diminuição de abelhas no mundo aumentam casos de problemas de saúde

04 de maio de 2023 (Bibliomed). As abelhas, em seu papel como mestres polinizadores, aumentam o rendimento das colheitas, levando a uma maior produção de frutas, vegetais e nozes saudáveis.

Mas uma nova pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirma que os desafios que esses insetos importantes enfrentam devido às mudanças no uso da terra, pesticidas nocivos e mudanças climáticas estão afetando a produção de alimentos, levando a alimentos menos saudáveis nas dietas globais e mais doenças causando mortes em excesso.

Os pesquisadores usaram evidências de uma rede de centenas de fazendas experimentais na Ásia, África, Europa e América Latina. Eles analisaram as "lacunas de produção de polinizadores" para as culturas dependentes de polinizadores mais importantes, para que pudessem determinar quanta perda de colheita foi devido a não ter polinização suficiente.

Os autores usaram, então, um modelo global de risco de doença para estimar os impactos na saúde que as mudanças na polinização poderiam ter. Eles também calcularam a perda de valor econômico da polinização perdida em três países de estudo de caso.

A produção perdida de alimentos estava concentrada em países de baixa renda. No entanto, a carga de saúde foi maior em países de renda média e alta, onde há mais doenças não transmissíveis.

Embora os efeitos da mudança climática na saúde normalmente se concentrem nas populações mais pobres em regiões como o sul da Ásia e a África subsaariana, neste caso, os países de renda média como China, Índia, Indonésia e Rússia foram os mais afetados.

Os países de baixa renda também perderam uma renda agrícola significativa por causa desses rendimentos mais baixos, potencialmente de 10% a 30% do valor agrícola total.

A polinização inadequada levou a uma perda de 3% a 5% da produção e da produção de nozes, de acordo com o estudo. Isso está associado a um excesso estimado de 427.000 mortes anualmente por doenças como doenças cardíacas, derrame, diabetes e certos tipos de câncer.

Um declínio anual de 1% a 2% nas populações de insetos levou alguns a alertar sobre um "apocalipse de insetos" que ocorrerá nas próximas décadas. Os polinizadores fariam parte disso, afetando seriamente o suprimento de alimentos saudáveis porque aumentam o rendimento de três quartos das variedades de cultivo.

Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP10947.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários