Notícias de saúde

Picada de 'Abelha Assassina' Afeta os Rins

NATAL (Reuters Health) - O veneno das "abelhas assassinas" -- mais conhecidas como abelhas africanizadas -- causa uma dramática redução na circulação sanguínea renal e é tóxico para células dos rins, segundo um estudo apresentado em um congresso de nefrologia realizado em Natal.

Os resultados da pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) dão algumas pistas sobre o motivo de algumas pessoas atacadas por essas abelhas sofrerem insuficiência renal em pouco tempo.

As picadas das abelhas africanizadas podem ser tóxicas e até mortais, mesmo para pessoas que não são alérgicas a elas. A composição e o volume do veneno das abelhas assassinas não diferem muito dos de suas primas européias, mas as africanizadas são muito mais irritadiças. Tendem a se reunir com mais rapidez, defendem suas colméias mais agressivamente e picam com mais frequência.

No novo estudo, os pesquisadores injetaram em ratos doses de veneno ou de uma solução de água e sal para comparação.

Os resultados mostraram uma redução significativa no volume de urina nos ratos tratados com veneno, indicando um vasoconstrição intensa -- estreitamento dos vasos sanguíneos -- nos rins.

Os pesquisadores também misturaram células renais com veneno e mediram a lactase desidrogenase, enzima liberada por células danificadas. A equipe verificou que o veneno era tóxico para as células e que quanto maior a dose, maior o dano.

"Estes resultados nos ajudam a entender por que a picada de abelha causa insuficiência renal aguda", disse em entrevista à Reuters Health, o professor Emmanuel Burdmann, coordenador do estudo.

Atualmente, não há muito que os médicos possam fazer para ajudar pacientes com comprometimento da função renal causado por picadas de abelhas africanas, disse Burdmann.

"Com este modelo, podemos começar a procurar formas de inibir a vasoconstrição para reduzir o dano renal", disse o pesquisador brasileiro. "Ainda precisamos entender o mecanismo que faz o veneno ser tóxico para os rins e isso deve ocorrer a curto prazo."

Desde 1957, houve mais de mil mortes causadas por ataques de enxames de abelhas africanas. As abelhas estão se deslocando em direção ao norte, para os Estados Unidos e já foram encontradas no Texas, Arizona e Calilfórnia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários