Notícias de saúde

Cafeína pode melhorar memória de abelhas

Nós, humanos, usamos a cafeína quando precisamos ser mais ativos e podemos obter muitas vantagens dessa substância. Um novo estudo mostra que outra espécie também podem se beneficiar com a cafeína: a abelha.

A cafeína está naturalmente presente no néctar de flores cítricas e flores do café. De acordo com resultados encontrados em uma nova pesquisa, abelhas que se alimentavam do néctar dessas flores tinham chances três vezes maiores de se lembrarem do odor da flor do que abelhas que se alimentavam apenas de açúcar.

“É difícil para abelhas trabalharem rapidamente e se lembrarem dos traços florais enquanto elas voam de flor para flor, e nós descobrimos que a cafeína ajuda a abelha a se lembrar de onde as flores estão. A cafeína no néctar provavelmente aumenta a habilidade de busca da abelha enquanto dá à planta um polinizador mais leal”, explica a pesquisadora Geraldine Wright, da Universidade Newcastle na Inglaterra.

A pesquisa pode ajudar cientistas a entenderem como as plantas podem manipular a memória de animais para melhorarem suas chances de polinização.

A pesquisa foi publicada no periódico Science.

Fonte: Live Science, 7 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários