Notícias de saúde

Quatro genes estão associados a ações e pensamentos suicidas

04 de maio de 2023 (Bibliomed). Um estudo da Duke University, nos Estados Unidos, identificou quatro genes que parecem desempenhar um papel em quão vulnerável a pessoa é a pensamentos ou comportamentos suicidas.

Os pesquisadores conduziram uma grande análise do genoma usando dados de mais de 630.000 veteranos militares dos EUA. Os participantes eram diversos, com 71,4% de ascendência europeia, 19,1% de ascendência africana, 8,1% hispânicos e 1,3% asiáticos. Embora a maioria dos participantes fossem homens, 9% eram mulheres.

Os registros médicos revelaram mais de 121.000 casos de pensamentos ou ações suicidas dentro desse grupo. Aqueles que não tinham histórico documentado de comportamentos de autoagressão foram considerados um grupo de controle.

O estudo incluiu a análise de amostras de sangue, encontrando ligações entre o comportamento suicida e o ESR1, um receptor de estrogênio. Ele já foi identificado como um gene condutor de PTSD e depressão, que são fatores de risco para comportamentos suicidas entre veteranos.

Uma ligação também foi encontrada com DRD2, um receptor de dopamina. Tem sido associado a tentativas de suicídio, esquizofrenia, transtornos do humor, TDAH, comportamentos de risco e transtorno por uso de álcool.

O terceiro gene identificado foi o DCC, que se expressa no tecido cerebral ao longo da vida de uma pessoa. Já está associado a múltiplas condições psiquiátricas. O estudo observou que é elevado no cérebro de pessoas que morrem por suicídio.

O último gene foi o TRAF3, que está ligado ao comportamento antissocial, uso de substâncias e TDAH. Os pesquisadores também identificaram nove genes adicionais que eram específicos da ancestralidade do paciente.

Os autores ressaltam que mais estudos são necessários para determinar se essas descobertas podem levar a tratamentos direcionados.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.3896.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários