Notícias de saúde

Deficiência de vitamina D aumenta risco de perda muscular

02 de maio de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores no Brasil e no Reino Unido descobriram que pessoas mais velhas com deficiência da vitamina D tinham até 78% mais chances de perder força muscular em comparação com aqueles que tinham níveis normais da vitamina.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 3.200 pessoas no Reino Unido com 50 anos ou mais que ainda não apresentavam perda muscular relacionada à idade, conhecida como dinapenia. Essa perda muscular, que pode ser parcialmente explicada pela atrofia, é um importante fator de risco para incapacidade física mais tarde na vida, levando a quedas, hospitalização, institucionalização prematura e morte.

Os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo por quatro anos. Eles avaliaram a força de preensão, que é considerada representativa da força muscular geral.

Os participantes com deficiência de vitamina D (níveis sanguíneos abaixo de 30 nanomoles por litro) tiveram um risco 70% maior de desenvolver essa perda muscular no final do estudo do que aqueles com níveis normais de vitamina D, definidos como mais de 50nmol/L.

Depois de excluir os participantes que tinham osteoporose ou tomavam vitamina D, o risco de desenvolver fraqueza muscular no final do estudo foi 78% maior para pessoas com deficiência de vitamina D no início do que para aqueles cujos níveis eram normais e 77% maior para aqueles com níveis entre 30 e 50nmol/L, o que significa que seus níveis de vitamina D são insuficientes.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados provam que o risco de fraqueza muscular é aumentado tanto pela deficiência quanto pela insuficiência de vitamina D, e reforçam a necessidade de procurar manter o nível da vitamina sempre bom.

Fonte: Calcified Tissue International and Musculoskeletal Research. DOI: 10.1007/s00223-022-01021-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários