Notícias de saúde

Pessoas ignoram que bebidas alcoólicas aumentam risco de câncer

14 de abril de 2023 (Bibliomed). O consumo de álcool aumenta o risco de câncer, mas muitas pessoas parecem desconsiderar isso. Pesquisadores do U.S. National Cancer Institute's Behavioral Research Program tentaram entender a conscientização das pessoas sobre as ligações entre o álcool e o câncer e descobriram que muitos se beneficiariam com uma educação mais aprofundada sobre o assunto.

Os autores usaram dados de uma pesquisa do governo que incluiu respostas de mais de 3.800 adultos, e analisaram respostas a perguntas que incluíam "Na sua opinião, quanto o consumo dos seguintes tipos de álcool afeta o risco de desenvolver câncer?", além de perguntarem aos participantes sobre sua própria ingestão de álcool.

Cerca de 31% dos participantes estavam cientes do risco de câncer para o licor, seguido por quase 25% para a cerveja e pouco mais de 20% para o vinho. Alguns realmente pensaram que o álcool reduzia o risco de câncer, incluindo 10% dos participantes que disseram que o vinho reduzia o risco, 2,2% que pensavam que a cerveja reduzia o risco e 1,7% que diziam que o álcool reduzia. Mais de 50% das pessoas relataram não saber o impacto dessas bebidas no risco de câncer.

O estudo também perguntou aos participantes sobre doenças cardíacas e álcool. Cerca de 39%, 36% e 25% dos adultos norte-americanos disseram acreditar que bebidas alcoólicas, cerveja e vinho, respectivamente, aumentam o risco de doenças cardíacas.

Os adultos mais velhos estavam menos conscientes da associação do álcool com o risco de câncer. Isso pode ser devido a hábitos de consumo mais duradouros entre os adultos mais velhos.

A consciência sobre o risco de álcool e câncer não foi associada ao estado de consumo de álcool. Os não-bebedores, os bebedores e os bebedores mais pesados tiveram taxas de consciência semelhantes.

Os autores alertam que qualquer bebida alcoólica pode aumentar o risco de cânceres, e que as intervenções para educar o público podem incluir campanhas na mídia de massa, rótulos de advertência sobre o câncer e comunicações entre o paciente e o médico.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-22-0420.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários