Notícias de saúde

Legalização da maconha pode aumentar uso de álcool

12 de abril de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados unidos, mostrou que locais onde a maconha é legalizada o uso de álcool cresceu.

Os pesquisadores usaram dados de 4,2 milhões de adultos de pesquisas do governo federal administradas de 2010 a 2019. Durante esse período, 11 estados legalizaram a cannabis recreativa. As perguntas da pesquisa incluíram aquelas sobre qualquer uso de álcool, consumo excessivo de álcool e consumo excessivo de álcool.

Os autores compararam as respostas de antes da legalização da maconha e depois da legalização. Os dados gerais mostraram que tomar pelo menos um gole de qualquer bebida alcoólica no mês passado aumentou 1,2 pontos percentuais no primeiro ano após a legalização da cannabis recreativa. No entanto, esse número caiu nos dois anos seguintes. Nenhuma mudança foi encontrada para bebedeira ou beber pesado na população em geral.

Os pesquisadores então analisaram os dados sobre consumo de álcool de adultos de 18 a 24 anos. Lá, eles encontraram um aumento de 3,7 pontos percentuais em qualquer consumo de álcool para essa faixa etária. No entanto, apenas uma associação foi observada entre as taxas de consumo de álcool e a legalização da maconha, em vez de uma relação de causa e efeito.

Nenhuma outra faixa etária teve um aumento estatisticamente significativo no consumo de álcool. Homens, brancos não hispânicos e aqueles sem educação universitária tiveram um aumento.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2022.4069.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários