Notícias de saúde

Falta de profissionais de saúde aumenta suicídios entre jovens

04 de abril de 2023 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, o suicídio é a segunda principal causa de morte de crianças, adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, de acordo com a American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. A maioria dos que tentam o suicídio tem um distúrbio de saúde mental significativo, geralmente depressão.

Pesquisadores da Universidade de Indiana exploraram a taxa de suicídio para pessoas ainda mais jovens, com idades entre 5 e 19 anos. Eles incluíram todos os condados dos EUA e usaram dados de todos os suicídios de jovens em todo o país de janeiro de 2015 a dezembro de 2016, e usaram a designação de área de escassez de profissionais de saúde do condado para saúde mental, conforme atribuído pela U.S. Health Resources and Services Administration com base no número de profissionais de saúde mental em relação à população, no nível de necessidade de serviços de saúde mental e na disponibilidade de serviços.

As áreas de escassez designadas receberam uma pontuação de 0 a 25, com pontuações mais altas indicando maior escassez de mão de obra. Durante o período de dois anos do estudo, houve 5.034 suicídios de jovens - 72,8% do sexo masculino e 68,2% de brancos não hispânicos - com uma taxa anual de suicídio de 3,99 por 100.000 jovens.

Do total de 3.133 municípios, 2.117, ou 67,6%, foram designados como áreas de escassez de força de trabalho em saúde mental, descobriram os pesquisadores.

Após o ajuste para as características do condado, a designação de escassez de força de trabalho em saúde mental foi associada a um aumento da taxa de suicídio juvenil e a um aumento da taxa de suicídio juvenil por arma de fogo.

Aqueles condados com uma pontuação numérica de escassez de força de trabalho atribuída viram a taxa ajustada de suicídio de jovens aumentar em 4% para cada aumento de 1 ponto na pontuação.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.4419.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários