Notícias de saúde

Pais devem tomar cuidado ao falar sobre peso com os filhos

03 de abril de 2023 (Bibliomed). A forma como os pais abordam a obesidade pode afetar a autoestima dos filhos, indica estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores revisaram os dados da pesquisa de 2021 de mais de 2.000 crianças de 10 a 17 anos, junto com mais de 1.900 pais. Os participantes foram questionados sobre 27 termos e frases que podem ser usados ​​para descrever o peso corporal.

Os adolescentes sentiram as emoções mais negativas sobre termos como "excesso de peso", "gordo" e "extremamente obeso", segundo o estudo. Mais de um terço dos jovens relataram sentir constrangimento, vergonha e tristeza quando seus pais usaram essas palavras.

As meninas relataram sentir mais emoções negativas em resposta às palavras usadas sobre o peso do que os meninos. Se o jovem tinha obesidade ou não, não afetou como eles se sentiram sobre as palavras.

Os pesquisadores explicam que a abordagem estigmatizada do peso pelos pais pode levar a sofrimento emocional, aumento de sintomas depressivos e menor estima corporal. Pode até encorajar comportamentos alimentares não saudáveis ​​e atividade física reduzida, porque esses são os ambientes em que alguém pode se sentir estigmatizado.

O estudo revelou, também, que pelo menos metade das crianças e adolescentes entrevistados não queriam que os pais falassem sobre peso, estando mais dispostos a conversar quando o abordam primeiro ou se seus pais pedem permissão para discuti-lo.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-059167.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários