Notícias de saúde

Universidade Federal do Recife Padroniza Aparelhos de Nebulização

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Recife - UFPE está promovendo uma avaliação de nebulizadores na tentativa de verificar as condições de seu uso e padronizá-los. O aparelho de nebulização é de uso muito comum para quem sofre com as doenças respiratórias, em especial na época de inverno, ou em períodos que acontecem mudanças bruscas de temperatura, época considerada propícia para as gripes, asmas e bronquites.

O nebulizador serve para tornar uma solução líquida, como o soro fisiológico e medicamento, em gás que será inalado para o paciente. O aparelho é usado ainda em quase todas as doenças respiratórias. Existem dois tipos de nebulizadores, que são o a jato e o ultra-sônico. O primeiro emprega a pressão e o segundo utiliza os cristais de quartzo.

Segundo as pesquisas realizadas pela Universidade do Recife, até o momento, foi provado que o nebulizador ultra-sônico, considerado o mais moderno, é menos eficiente que o aparelho a jato. O trabalho mostrou ainda que a posição do paciente durante a inalação faz diferença. A posição sentada favorece a deposição na base dos pulmões. Já deitar de lado para se fazer uma nebulização concentra a ação do nebulizador no lado voltado para a cama - condição que pode ajudar os males que atingem com mais intensidade um lado do pulmão. Na pesquisa, foram ainda estabelecidos os fluxos e volumes ideais para um processo de nebulização.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários