Notícias de saúde

França Quer Ação Conjunta da Europa Para Conter Vaca Louca

Por David Evans

BRUXELAS (Reuters) - A França estava preparada na segunda-feira para pedir a seus parceiros da União Européia que se unam a ela em uma ação contra a doença da vaca louca, numa tentativa de evitar o isolamento dentro do bloco e de conter o pânico dos consumidores franceses.

O ministro da Agricultura francês, Jean Glavany, usaria o encontro, que começou ao meio-dia (horário de Brasília), para persuadir seus parceiros europeus de que eles também devem adotar algumas medidas de saúde já em vigor em Paris, disseram fontes do governo.

No final de semana passado, as autoridades francesas tentaram reduzir os temores dos consumidores, publicando um anúncio de página inteira nos principais jornais com o título "Porque você pode comer carne sem medo."

As vendas de carne caíram 40 por cento nas semanas recentes.

O anúncio explicou as medidas tomadas pelo governo, que incluem testes em massa de enecefalopatia espongiforme bovina (BSE), uma proibição do consumo de cortes de boi servidos com o osso, como a bisteca, e fim do uso de restos de gado na alimentação dos animais.

O medo continuou a ser alimentado, porém, por coberturas televisivas, mostrando pessoas sofrendo da doença de Creutzfeldt-Jakob, a forma humana da doença, que até agora matou duas pessoas na França e mais de 80 na Grã-Bretanha.

O BSE surgiu na Grã-Bretanha nos anos 80, através da ração contaminada. Milhares de cabeças de gado foram e continuam a ser sacrificadas por causa da epidemia entre os animais.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários