Notícias de saúde

Pandemia afetou saúde psicossocial de adolescentes

17 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O objetivo de recente estudo é determinar se o impacto financeiro, o estresse, a solidão e o isolamento induzidos pela COVID-19 estão relacionados às mudanças percebidas na saúde mental e no uso de substâncias de adolescentes.

Os dados foram da linha de base (2018) e da onda 3 (2020; idade média = 14,8; 50% do sexo feminino) de 1.188 adolescentes recrutados em 12 escolas públicas de ensino médio do Texas como parte de um estudo controlado randomizado. Os participantes eram principalmente negros (23%), latinos (41%), asiáticos (11%) e brancos (9%). Avaliou-se a saúde mental e o uso de substâncias (linha de base e onda 3) e interação física relacionada à pandemia, solidão, estresse, conflito familiar e situação econômica (onda 3).

Nos resultados, o estresse e a solidão induzidos por COVID-19 foram associados à depressão e ansiedade entre adolescentes etnicamente diversos. Adolescentes que não limitaram suas interações físicas devido àCOVID-19 apresentaram menos sintomas de depressão; além disso, os adolescentes que não restringiam sua socialização eram substancialmente mais propensos a relatar o uso de uma variedade de substâncias (por exemplo, para beber de pesado ocasionalmente). O aumento do uso de banco de alimentos foi associado à depressão e uma mudança negativa na situação financeira foi associada ao aumento do uso de álcool entre os adolescentes.

Depois de controlar a psicopatologia pré-pandêmica e a raça/etnia, o isolamento, a solidão, o estresse e os desafios econômicos induzidos pela Covid-19 foram associados a problemas de saúde mental e uso indevido de substâncias. São necessários recursos substanciais estruturais, comunitários, escolares e individuais para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde psicossocial dos adolescentes.

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2022.05.025.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários