Notícias de saúde

Estimulação elétrica cerebral não invasiva pode ajudar na memória

23 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo descobriu que pessoas que foram tratadas com estimulação transcraniana de corrente alternada por quatro dias seguidos mostraram maiores melhorias em sua capacidade de recordar coisas do que pessoas que passaram por um procedimento simulado. O efeito pareceu durar semanas.

Para o estudo, 150 adultos com idades entre 65 e 88 anos receberam tratamento direcionado à memória de curto prazo, memória de longo prazo ou um procedimento placebo. A maioria estava experimentando declínios normais na memória relacionados à idade. Ninguém no estudo tinha sido diagnosticado com a doença de Alzheimer.

Os participantes dos grupos de tratamento ativo usaram uma touca de banho com eletrodos embutidos que foi conectado a um dispositivo de estimulação cerebral que emite correntes elétricas fracas através dos eletrodos. Cada sessão durou 20 minutos, e as pessoas foram convidadas a ouvir e, em seguida, recordar imediatamente cinco listas de 20 palavras durante o tratamento.

As pessoas que receberam a estimulação cerebral lembraram mais palavras a cada dia que passava, e os benefícios duraram um mês. Elas melhoraram de 50% a 65% aproximadamente no quarto dia em relação ao grupo sham/placebo, o que equivale a mais quatro a seis palavras lembradas.

Segundo os autores, o tratamento pode ser personalizado para deficiências de memória específicas, levando em consideração as regiões do cérebro. Além disso, não foram observados muitos efeitos colaterais.

Curiosamente, as pessoas com o menor desempenho cognitivo quando o estudo começou mostraram os maiores benefícios da estimulação cerebral. O grau de melhora da memória durante o tratamento previu benefícios em um mês, mostrou o estudo. Contudo, os pesquisadores ressaltam que mais pesquisas são necessárias para determinar se esses ganhos duram mais.

Fonte: Nature Neuroscience. DOI: 10.1038/s41593-022-01132-3.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários