Notícias de saúde

Crianças Que Bebem Refrigerante têm Deficiência de Nutrientes

NOVA YORK (Reuters Health) - Crianças e adolescentes que bebem grande quantidade de refrigerantes podem estar ingerindo quantidades menores de várias vitaminas e minerais importantes.

As crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, que bebem refrigerantes são menos propensas a ter níveis recomendados de vitamina A, nutriente necessário para a visão e para imunidade, informou o estudo publicado na edição de novembro do Archives of Pediatric and Adolescent Medicine.

Crianças menores de 12 anos que bebem refrigerantes tendem a consumir uma quantidade menor que a recomendada de cálcio, mineral necessário para o crescimento apropriado dos ossos. Fãs de refrigerantes com 6 anos ou mais correm maior risco de apresentar deficiência de magnésio. "É prudente recomendar que as crianças sejam estimuladas a beber leite e sucos naturais em vez de bebidas com menor teor de nutrientes", avaliou a equipe de Carol Ballew, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta (Geórgia).

"A redução de um copo de refrigerante no consumo diário combinada ao aumento de um copo no consumo de leite ou suco teria efeitos sensíveis na ingestão diária de nutrientes de uma criança", informaram os autores.

O estudo mostrou que as crianças que bebem mais leite tendem a ter os níveis recomendados de vitamina A, folato, vitamina B12, cálcio e magnésio. Os sucos naturais parecem garantir às crianças a quantidade necessária de vitamina C e folato.

Café e chá, mais consumidos entre os 12 e 17 anos de idade, não tiveram efeito na ingestão de nutrientes, indicou o trabalho.

Os pesquisadores observaram que o consumo de refrigerantes entre crianças e adolescentes subiu 41 por cento entre os períodos de 1989-1991 e 1994-1995, desbancando o leite e o suco, principais fontes de muitas vitaminas e minerais da dieta dos norte-americanos.

Os resultados foram baseados em dados de mais de 4 mil crianças com idade entre 2 e 17 anos. Entre as crianças de 2 a 5 anos de idade, 75 por cento bebem leite, 53 por cento bebem suco e cerca de 34 por cento bebem refrigerante. Nas crianças com idade entre 12 e 17 anos, 63 por cento dos meninos e 49 por cento das meninas bebem leite, cerca de 34 por cento bebem suco e 63 por cento das meninas e 68 por cento dos garotos bebem refrigerantes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários