Notícias de saúde

Consumo extremo de refrigerante pode ocasionar sérios problemas cardíacos

26 de junho de 2013 (Bibliomed). Todos sabem que refrigerantes podem trazer diversos problemas para o corpo e que seu consumo deve ser moderado. Uma moradora de 31 anos de Mônaco é a prova viva do que pode acontecer quando alguém toma quantidades extremas do produto regularmente.

Após ser levada a um hospital devido a um desmaio, médicos descobriram que a mulher (que não tinha histórico de doenças cardíacas ou problemas hormonais na família) tinha níveis severamente baixos de potássio e síndrome de QT, uma condição que causa um ritmo errático de batimentos cardíacos.

Ao conversar com os médicos, ela confessou que desde os 15 anos de idade não bebia qualquer tipo de líquido, ao não ser refrigerantes do tipo cola. Ela consumia cerca de dois litros do produto diariamente.

Após uma semana sem tomar refrigerantes houve uma melhora no seu quadro.
Seus níveis de potássio e seu batimento cardíaco voltaram ao normal.

Os pesquisadores fizeram uma pesquisa em busca de casos semelhantes e encontraram seis relatos de consumo exagerado de refrigerante tipo cola e dos efeitos adversos que esse comportamento causou aos pacientes, sendo que problemas com o ritmo cardíaco estavam entre efeitos encontrados.

De acordo com a pesquisadora Dra. Naima Zarqane, do Princess Grace Hospital Centre, o que pode ser aprendido com este caso é que cardiologistas devem estar cientes da conexão entre o consumo de refrigerantes tipo cola e a perda de potássio e a desregulação do batimento cardíaco. Estudos futuros são necessários para que a comunidade médica possa entender melhor essa ligação.

A pesquisa foi apresentada na reunião deste ano da European Heart Rhythm Association.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários