Notícias de saúde

TikTok: vídeos sobre dieta podem levar a transtornos alimentares

11 de novembro de 2022 (Bibliomed). Uma onda de criadores do TikTok compartilhando conselhos sobre exercícios e dietas está criando relacionamentos prejudiciais com a comida e uma imagem corporal negativa para adolescentes e jovens adultos, mostra um novo relatório da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos.

Os autores revisaram cerca de 1.000 vídeos dos mais populares sobre os assuntos exercícios, dieta e peso, e encontraram algumas tendências preocupantes sobre o assunto, incluindo uma relação enganosa entre peso e saúde geral compartilhada por não especialistas nas áreas de saúde e nutrição.

O tema mais prevalente foi que o peso é o aspecto mais importante da saúde física geral. Além disso, o exercício foi considerado o benefício mais significativo em sua contribuição para a perda de peso, em vez de seu impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral. Menos de 3% dos vídeos foram codificados com mensagens que incluíam peso, enquanto a maioria dos vídeos "glorificou" a perda de peso como algo pelo qual os usuários devem se esforçar.

Uma das descobertas que os autores acharam mais preocupante foi sob a hashtag "whatieatinaday" ("o que eu como em um dia", em tradução literal), que é usada por pessoas que compartilham sua rotina de preparação de refeições ou mostram o que pretendem ser um dia típico de alimentação para elas.

De acordo com os pesquisadores, a hastag "whatieatinaday" tornou-se tão normativa e desencadeadora que os vídeos que a usam agora trazem um aviso de gatilho para transtornos alimentares em alguns países, uma vez que muitas pessoas estavam usando a hashtag para mostrar o quão pouco comiam em um dia.

Dos vídeos analisados, cerca de 53% foram criados por usuários com idade universitária ou mais jovens. Jovens do sexo feminino eram a maioria dos criadores desse tipo de conteúdo.

O relatório ressalta que as mensagens desses vídeos reforçam ideias sobre aparência física e esforço, postulando que a incapacidade de perder ou manter o peso é um sinal de preguiça. Os vídeos também se concentram em um momento da vida de uma pessoa em que ela está em seu peso preferido, ignorando o trabalho envolvido para chegar ou permanecer lá.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0267997.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários