Notícias de saúde

Exposição das mães a solventes parece estar relacionada à ocorrência de autismo entre os filhos

16 de julho de 2019 (Bibliomed). Apenas nos Estados Unidos, uma em cada 68 crianças são portadoras de autismo. Agora, um novo estudo indica que as crianças filhas de mães que são frequentemente expostas a produtos químicos solventes no local de trabalho parecem ter um risco aumentado de autismo.

O estudo de quase 1.000 famílias não pode provar causa e efeito, mas pesquisadores relatam que mães de crianças autistas tiveram exposição mais frequente a solventes do que mães de crianças sem autismo. No geral, as mães expostas a solventes tinham 1,5 vezes mais probabilidade de ter um filho com autismo. Os solventes podem ser absorvidos através da pele e dos pulmões, e muitos permanecem no corpo, inclusive no cérebro, explicaram os pesquisadores.

Embora muitos destes solventes sejam bem conhecidos por serem prejudiciais para o cérebro e para o sistema nervoso, o mecanismo preciso de como a exposição dos pais pode resultar em desordem do espectro do autismo não foi elucidado. Mais pesquisas são necessárias para melhor compreensão desta relação, porém, enquanto isso a cautela em relação a esses produtos químicos pode ser recomendada para futuros pais e para os empregadores que lidam com esses solventes.

A exposição a outras substâncias químicas no local de trabalho parece não ter efeito sobre o risco de autismo na prole, segundo os pesquisadores.

Fonte: Occupational & Environmental Medicine.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários