Notícias de saúde

Cirurgia tem bons resultados para pacientes com osteoartrite do tornozelo

13 de setembro de 2023 (Bibliomed). Pacientes com osteoartrite avançada do tornozelo têm duas opções cirúrgicas para restaurar sua qualidade de vida, e a boa notícia é que um novo estudo mostra que ambas têm bons resultados, mostrou estudo da University College London, no Reino Unido. Decidir qual é o melhor depende do paciente.

O estudo comparou a substituição total da articulação do tornozelo com a fusão do tornozelo, um procedimento em que a articulação do tornozelo é fixada para impedir o movimento. Foram incluídos 280 pacientes com idades entre 50 e 85 anos submetidos a procedimentos destinados a aliviar a dor causada pela osteoartrite avançada. Metade teve substituição total do tornozelo, enquanto a outra metade fez cirurgia de fusão do tornozelo.

Os pesquisadores compararam os dois procedimentos, descobrindo que ambos melhoraram significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes foram avaliados antes de sua operação e 12 meses após a cirurgia. Eles também analisaram o tipo de substituição total do tornozelo mais usado no Reino Unido. Em comparação com a fusão do tornozelo, eles encontraram melhora significativa nos escores clínicos e na qualidade de vida com esse tipo de substituição total do tornozelo.

Os pacientes que também tiveram osteoartrite nas articulações circundantes tiveram melhores resultados clínicos com a substituição total da articulação do que com a fusão do tornozelo. Na fusão do tornozelo, o osso da canela é preso ao osso superior do pé, explicaram os autores do estudo, mas enquanto a articulação do tornozelo não pode se mover, as outras 30 articulações dentro do pé ainda podem.

Cerca de 42% dos pacientes apresentavam artrite nas articulações circundantes, de acordo com uma ressonância magnética feita antes dos procedimentos, embora alguns não sentissem dor nessas articulações. Os pacientes com substituição da articulação também tiveram melhor amplitude de movimento do que aqueles com fusão do tornozelo.

Os efeitos colaterais do paciente após os procedimentos também diferiram: aqueles com substituição total do tornozelo precisaram de mais tempo para que suas feridas cicatrizassem e eram mais propensos a ter algum dano nos nervos; enquanto aqueles que tiveram cirurgia de fusão do tornozelo eram mais propensos a ter coágulos sanguíneos nas pernas porque ficaram imobilizados por mais tempo e podem ser tratados com medicamentos.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M22-2058.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários